Agora você pode acompanhar os jogos do seu time do coração pelo blog Pedro Velho Online, basta ir no final da nossa página e conferir os jogos disponíveis na programação, clicar e depois é só assistir.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Onofre Lopes descarta doença da vaca louca em seus pacientes

Em coletiva na manhã de hoje (23), os médicos do Serviço de Neurologia do Hospital Universitário negaram que os dois pacientes com sintomas de doenças degenerativas estejam acometidos do mal da vaca louca, ao contrário do que foi divulgado no sábado passado (20).

Segundo o chefe do serviço, o neurologista João Rabelo, eles têm sintomas parecidos e descartou completamente a primeira hipótese.

“Não há como uma pessoa contrair esta doença aqui no Brasil, a não ser que ela viaje para o Reino Unido – onde a doença se manifestou – ou coma uma carne infectada”, argumenta.

O médico explica que os pacientes apresentam uma doença priônica, provocada por uma mutação na proteína chamada príon, que está normalmente presente no cérebro. De acordo com o quadro clínico, possivelmente são casos da Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ), bastante raro e que em apenas 15% dos casos é causado por fatores genéticos.



“No HUOL, foram registrados seis casos de DCJ desde 2006 e esses dois não têm nada de diferente dos demais. Não sabemos o que motivou toda essa repercussão”, detalha a equipe médica presente à coletiva.

Vaca Louca
A equipe fez questão de ressaltar a improbabilidade de ser um caso da “forma humana” da doença da vaca louca. Isso porque nenhum dos dois pacientes viajou para áreas com casos da doença - como o Reino Unido - ou teve contato com tecido contaminado.



“Aqui no Brasil, o rebanho bovino não se alimenta com partes de outros animais e em casos de transplantes são tomadas diversas medidas com base em protocolos do Ministério da Saúde, com precauções até mesmo durante o sepultamento”, reforçam os médicos.
fonte: nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário